Maps

Comunidade Kalunga São Domingos recebe água tratada e energia elétrica, em Cavalcante-GO

Por Silas Vinicius em 30/12/2020 às 20:35:22

Neste m√™s de dezembro, a Comunidade Quilombola Kalunga S√£o Domingos recebeu a instala√ß√£o de servi√ßos de √°gua tratada e energia elétrica. Apesar de serem servi√ßos b√°sicos, a espera da comunidade de aproximadamente 650 habitantes levou mais de sete décadas para se cumprir.

A inauguração do sistema de abastecimento foi feita pelo Governo de Goiás, por meio da Saneago. A partir de agora, todas as 210 moradias do povoado recebem água tratada com regularidade. Já a entrega das obras para energização ocorreu por meio de uma parceria entre o Estado e a Enel.

"Desde quando tenho entendimento de gente, j√° ouvia falar que vinha √°gua e energia para c√°", relatou Valdeir Soares de Sousa, de 42 anos, moradora da comunidade. Ela também relata as dificuldades que teve de enfrentar ao longo de sua vida para conseguir √°gua. "Antes, a gente tinha √°gua, mas carregada no balde, na cabe√ßa. Em um tempo desse, era difícil sair debaixo de chuva e buscar √°gua para lavar roupa, lavar vasilha".

A Dona Valdeir, que trabalha como merendeira na única escola da comunidade relata que era recorrente os alunos da unidade escolar ficarem sem lanche por dificuldades enfrentadas, tanto pela falta de √°gua como de energia. Além disso, relatou, "os meninos usavam o mato como banheiro". Agora, a merendeira v√™ o empreendedorismo como uma oportunidade, devido à chegada de energia elétrica na regi√£o.

Abastecimento de √°gua e energia

Além do sistema de tubos para distribui√ß√£o de √°gua na Comunidade Quilombola, a √°gua ser√° tratada para atender às necessidades b√°sicas da popula√ß√£o. As obras s√£o resultado de investimentos de R$ 500 mil, com recurso e m√£o-de-obra da Saneago.

Segundo o diretor de Expans√£o da Saneago, Ricardo Correia, o funcionamento do sistema contribui para combater as desigualdades e melhorar a qualidade de vida na regi√£o. "A Saneago tem a miss√£o de atender os grandes centros, mas também aqueles municípios e comunidades que ainda n√£o s√£o contempladas com sistemas adequados para os dias de hoje", disse.

Para atender às demandas de energia elétrica da regi√£o, foi necess√°ria a instala√ß√£o de 600 postos de energia na comunidade. As obras no setor foram pagas com o investimento de R$ 2,5 milh√Ķes, vindos do Programa de Universaliza√ß√£o de Acesso à Energia Elétrica, do Governo Federal.

Além do povoado S√£o Domingos em Cavalcante, cidades como Formosa, Flores de Goi√°s e outros povoados Kalunga de Cavalcante foram atendidos com energia elétrica no segundo semestre de 2020.

Fonte: Antonio Carlos

Comunicar erro

Coment√°rios

libade