SEBRAE

Chuva ajuda a acabar com focos de incêndio na Chapada dos Veadeiros, mas risco de fogo ainda é crítico, dizem bombeiros

Por Silas Vinicius em 11/10/2020 às 13:14:15

Após a√ß√Ķes de combate noturnas e a ajuda da chuva, a maioria dos focos do inc√™ndio na Chapada dos Veadeiros foi extinta, segundo informou o Corpo de Bombeiros no s√°bado (10). No entanto, a corpora√ß√£o disse que permanece no combate às chamas remanescentes, e alerta para o risco de fogo para regi√£o, que ainda é crítico.

Nesta manh√£, o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, compareceu à regi√£o para manifestar apoio e acompanhar as a√ß√Ķes desenvolvidas para extin√ß√£o do inc√™ndio. O inc√™ndio, que castiga a Chapada dos Veadeiros h√° quase duas semanas, j√° consumiu 67 mil hectares de vegeta√ß√£o.

Os bombeiros que est√£o trabalhando no combate ao inc√™ndio da Chapada dos Veadeiros informaram que choveu, em Alto Paraíso, na tarde de sexta-feira (9). De acordo com o Tenente Araújo, que atua no local, os pingos foram tímidos, mas ajudaram a mudar o clima. Segundo registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 1,2mm em Alto Paraiso, e a mesma quantidade em Caiapônia. J√° em S√£o Sim√£o, foram apenas 0,2 mm de chuva.

Conforme a corpora√ß√£o, a maioria dos focos foram extintos, tanto no Parque Nacional quanto nas suas imedia√ß√Ķes, na √Ārea de Prote√ß√£o Ambiental Pouso Alto. No Setor Serra do Ministro, permanecem a√ß√Ķes de controle de alguns focos remanescentes.

Os bombeiros ressaltaram que o risco de fogo para regi√£o ainda é crítico e, por isso, as equipes permanecem mobilizadas no local.

Dos 67 mil hectares destruídos, 22 mil s√£o no interior do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o que corresponde a 9% de sua √°rea total. J√° 51 mil s√£o na APA Pouso Alto, o que corresponde a aproximadamente 6% da Unidade de Conserva√ß√£o.

No s√°bado, 123 profissionais atuam na Chapada dos Veadeiros, entre bombeiros, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conserva√ß√£o da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Militar, Prefeitura de Alto Paraíso, profissionais de outras √°reas e volunt√°rios. S√£o usados 23 veículos e 5 aeronaves, sendo 4 avi√Ķes de combate aéreo e 01 helicóptero.

O parque permanece aberto para visita√ß√£o, inclusive no feriado de segunda-feira (12), quando a entrada ser√° permitida das 07h às 18h00.

Fonte: G1

Coment√°rios

Divulgue aqui